A história da Epopeia - Make It Happen iniciou-se em 2015 e é indissociável do percurso do seu fundador Luís Caracinha, designer e criador multi-facetado que desenvolve desde os 16 anos atividade profissional como designer e como músico.The history of Epopeia - Make It Happen has started in 2015 and is inseparable from the path of its founder Luís Caracinha. Designer and multi-faceted creator, Luís has been developing his professional activity as a designer and musician since 16 years old.No ano de 2009 dava-se início a um conjunto de atividades de âmbito cultural na aldeia alentejana de Vila Ruiva, num movimento criado por adolescentes que pretendiam revitalizar o entusiasmo de uma pequena comunidade através da Cultura. Essas primeiras iniciativas levaram a que em 2010 se formasse a Ode - Associação Artístico-Cultural onde, entre outros associados, Luís Caracinha, Liliana Fragoso, Ana Salgueiro, Daniela Pôla e Tiago Marcos meteram em prática algumas das suas ideias. Durante os dois primeiros anos de atividade, esta associação foi responsável por “agitar” a aldeia levando a palco e às ruas Atores, Poetas, Dançarinos, Músicos, Escritores e Realizadores de vários pontos do país que mostraram um pouco do pensamento contemporâneo nas suas áreas de criação. Também nesse ano, Luís Caracinha terminava a licenciatura em Design de Comunicação na Universidade do Algarve, e retornava a tempo inteiro ao Alentejo intensificando o trabalho da associação. No final de 2011, Luís Caracinha integra o Projeto Querença fazendo-o regressar a terras Algarvias e deixando os quadros da associação que presidia. Desde 2011 a 2015 a sua criação focou-se exclusivamente no design, na composição para o projeto musical Esfinge e na participação em projetos musicais de outros autores. Em 2014 funda, em sociedade, a LCPA - Creative Agencies - da qual fez parte até início de 2018, reforçando aquela que era a sua posição no espectro da criação conceptual e direção criativa. In 2009, a set of cultural activities began in the Alentejo village of Vila Ruiva. There was a movement created by teenagers who wanted to revitalize the enthusiasm of a small community through culture. Their first initiatives led them to the foundation of Ode - Cultural Association - in 2010. There, among other members, Luís Caracinha, Liliana Fragoso, Ana Salgueiro, Daniela Pôla and Tiago Marcos put into practice some of their ideas. During the first two years of activity, this association was responsible for “stirring up” the village, taking to the stage and to the streets national Actors, Poets, Dancers, Musicians, Writers and Directors who showed a little of contemporary thinking in their areas from creation. By the same year, Luís Caracinha finished his degree in Communication Design at the University of Algarve, and returned full time to Alentejo, intensifying the association's work. At the end of 2011, Luís Caracinha joined the Querença Project, taking him back to the Algarve, forcing him to leave the direction of the association. From 2011 to 2015 his creations was focused exclusively on design, composition for the musical project Esfinge and some participation with other artists. In 2014, he founded, in partnership, the LCPA - Creative Agencies - leading it until the beginning of 2018. Sempre com intenção de retomar de uma forma mais ativa a atividade cultural, e como recurso para consolidar o seu trabalho de consultor independente, em Novembro de 2015 cria, em sociedade com Miguel Caracinha, a Epopeia Records, empresa focada na Edição de música, Agenciamento, Produção e Promoção Cultural que foi planeada para um desenvolvimento estrutural a 5 anos com diferentes áreas de atuação. Embora numa primeira fase a empresa estivesse direccionada para uma produção moderada e de auto-gestão, rapidamente cresceu e começou a abraçar projetos aliciantes nas áreas da Música, Edição Literária e Comunicação para eventos e produções Culturais. Always with the intention of working focused on culture and to improve his work as an independent consultant, in November 2015 he created, in partnership with Miguel Caracinha, Epopeia Records, a company focused on Music Editing, Artists Management, Production and Cultural Promotion. This company was planned for a structural development over 5 years with different areas of expertise. Although, at an early stage, the company was directed towards moderate production and self-management, it quickly grew and began to embrace attractive projects in Music, Literary Edition and Communication for cultural events and productions. Em 2017, Luís Caracinha passa a dedicar-se em exclusivo à Epopeia Records surgindo o primeiro projeto social da empresa apelidado de Make It Happen com o objectivo de apoiar o setor cultural através da comunicação. A plataforma da Epopeia passou a divulgar não só os eventos produzidos pela empresa, como o dos agentes culturais regionais e dos artistas das áreas da música e da literatura, tornando-se um dos principais portais dedicados à cultura a Sul. Nesse ano, a empresa atingiu os objectivos do planeamento a 5 anos (cerca de dois anos após a sua criação) o que levou à primeiro restruturação do negócio. Surgem assim as três chancelas operacionais, Epopeia Records™, Epopeia Books™ e Epopeia Brands™. Três eixos operacionais que levaram à criação das primeiras equipas técnicas. In 2017, Luís Caracinha dedicates himself exclusively to Epopeia Records. Then came the company's first social project, called Make It Happen, with the aim of supporting the cultural sector through communication. Epopeia's web platform started to publicize not only the events produced by the company, but also that of regional cultural agents and artists, becoming one of the main portals dedicated to culture in the South. In that year, the company achieved its planning objectives 5 years ago (about two years after its creation), which led to the first restructuring of the business. Thus, the three operational trademarks, Epopeia Records ™, Epopeia Books ™ and Epopeia Brands ™, appear. Three operational axes that led to the creation of the first technical teams. O ano de 2018 tornou-se um ano de redefinição e afirmação. A Epopeia foca-se na Comunicação, Produção e Edição para as áreas da Cultura e na Participação Cívica, trabalhando numa base diária com Produtores, públicos e privados, e através da consolidação da parceira estratégica com a Oficina.org.pt 2018 became a year of redefinition and affirmation. Epopeia focuses on Communication, Production and Edition for Culture and Civic Participation, working on a daily basis with Producers, public and privates, and on a strategic partnership with Oficina.org.pt Em 2019, a Epopeia apresentava já um vasto conjunto de projetos de comunicação desenvolvidos para clientes de várias nacionalidades, edições literárias e edições discográficas das quais se destacam o Festival F (sob direção criativa de Luís Caracinha desde 2016), o livro Hope for Democracy (edição Inglesa e Russa), o Orçamento Participativo Jovem Portugal (primeira edição em 2017 até ao presente), o European Rooftop Meeting (Amsterdão), o Açoteia Rooftop Festival, o Atlas Mundial dos Orçamentos Participativos, duas dezenas de websites, um universo de mais de 50 marcas e mais de 150 eventos produzidos. Trabalho e reconhecimento apenas possível com a dedicação de profissionais jovens, com ideias frescas e qualificados que nos últimos anos têm afirmado a linha de trabalho da Epopeia, assim como a relação com clientes, parceiros e fornecedores. In 2019, Epopeia already presented a vast set of communication projects developed for clients from different countries, literary editions and record editions. The Festival F (under the creative direction of Luís Caracinha since 2016), the book Hope for Democracy (English and Russian edition), the Youth Participatory Budget Portugal (first edition in 2017 to date), the European Rooftop Meeting (Amsterdam) stand out, as well as, the Açoteia Rooftop Festival, the World Atlas of Participatory Budgets, two dozen websites, a universe of more than 50 brands and more than 150 events produced. Work and recognition possible to achieve only with the dedication of young professionals, with fresh and qualified. 2020 trouxe a segunda restruturação da pequena história da empresa e o maior investimento financeiro desde a sua fundação que teve como um dos principais resultados o nascimento de um consórcio colaborativo de empresas e associações privadas. Este consórcio, tem como premissa cimentar o trabalho desenvolvido por cada unidade orgânica nas áreas da Comunicação, da Cultura e da Participação. Este ano trará ainda a apresentação de projetos desenvolvidos no seio da Epopeia que durante as próximas semanas serão publicamente apresentados. Nesta nova década, a Epopeia - Make It Happen manterá o mesmo espírito colaborativo e uma ambição de continuar o trabalho inspirada na Cultura e para a Cultura, o que só é possível abarcando todas as pessoas. 2020 brought the second restructuring of the company and the largest financial investment since its foundation, which had as one of the main results the birth of a collaborative consortium of companies and private associations. This consortium intends to cement the work developed by each organic unit in the areas of specialization. We are a family owned and operated business. In this new decade, Epopeia - Make It Happen will maintain the same collaborative spirit and an ambition to continue the work inspired by Culture and for Culture, which is only possible including everyone. |
S H A R E S O M E L O V E ❤
Epopeia - Make it Happen™ 2015-2020 © Coisas que acontecem | Política de Privacidade | Termos & Condições | Sobre a Epopeia | Publicidade Epopeia - Make it Happen™ 2015-2020 © Things that happen | Privacy Policy | Terms & Conditions | About Epopeia | Advertise with us |